sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

OFICIOS AS ENTIDADES PARCEIRAS DO FEDERBA

O FEDERBA esta redemensionando suas atividades, e enviado aos entidades parceiras o pedido de reenvio dos seus representantes. Com um oficio abaixo por favor redistribua e devolva-nos para agendarmos ações para o Curso de Formação e o Lanaçamento do Plano Nacional. Contamos com o apoio de todos os nosso parceiros.
Salvador, de Feveiro de 2009.

A
NOME DA ENTIDADE E
ENDEREÇO
Nesta

Prezados Senhores,

O QUE É O FEDERBA?

Somos representantes de entidades do movimento Negro, ONGS, Entidades Civis e entidades de Órgãos do estado e dos Municípios do Estado Bahia, constituídos a partir 10 e 11/agosto de 2005, do Encontro Estadual de Educação e Diversidade Étnico Racial, realizado no Centro de Convenções da Bahia. Neste encontro realizado pelo Ministério da Educação e Cultural com ampla participação da sociedade baiana, foi escrita a CARTA DA BAHIA, construído o FEDERBA (Fórum Permanente de Educação e Diversidade Bahia) , posteriormente se fez o Regimento Interno votado pelo plenário das entidades componentes.

Em 2007 a Secretaria Estadual de Educação criou a Coordenação de Diversidade Negra, de Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos, em 2009 passou-se a chamar-se Coordenação de Educação das Relações Étnicas Raciais e Diversidade que a atua com a implementação da Lei Federal 10.639/03 desenvolvendo programas de formação de professores e com as comunidades quilombolas.

O MEC e a SEPPIR (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) começaram a desenvolver políticas de ações afirmativas com vista a implementar a Lei Federal 10.639/03 a partir dos Marcos Legais. Vários encontros foram desenvolvidos, resultando nos diálogos regionais em 06 (seis) envolvendo as cinco regiões brasileiras das varias entidades e órgãos governamentais, secretarias estaduais, municipais de educação, universidades, NEABS, movimento negro e movimento social. Por fim chegou-se ao documento PLANO NACIONAL DE IMPLEMENTAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARRA EDUCAÇÃO DA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAS E PARA O ENSINO DE HISTORIAS E CULTURA AFROBRASILEIRA E AFRICANA, entregue ao ministro da Educação Profº Fernando Haddad em 20/11/08 e lançado pelo ministro da SEPPIR Dep. Edson Santos em 13/05/2009.

Agora é com as entidades: de movimento negro, sociais, as Secretarias de Educação municipais e estaduais, de Promoção da Igualdade, de Diversidade, Ministério Público e todos os atores. Fazendo cumprir o que manda Lei. Esta parcela depende de todos nós. Num estado onde 65¢ (sessenta e cinco por cento da população e negras) não podemos ficar invisível.

Nós da Coordenação do FEDERBA (Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico Racial – Bahia, para implementação da Lei Federal 10.639/03), vimos pelo presente solicitar de Vossa Senhoria, regularização de sua representação junto ao FEDERBA, indicando um represente titular e um substituto para acompanhar as reuniões e atividades de nosso Fórum. Veja a Carta da Bahia e o Regimento Interno no nosso blog: http://federba.blogspot.com

Cordialmente,

Ademario Sena (CECUP) Kleber Rosa (SEC)
Coordenador Geral Coordenador Geral

Nenhum comentário: