segunda-feira, 17 de agosto de 2009

WILSON SANTOS, 30 ANOS LUTA E AXÉ, NO MOVIMENTO NEGRO


WILSON SANTOS, 30 ANOS DE MILITANCIA NO MOVIMENTO NEGRO.



WILSON SANTOS, 30 ANOS DE MILITANCIA NO MOVIMENTO NEGRO.

Eah, povo Negro!

Wilson Santos, 30 anos de militância no movimento negro, é só verificar o final da década de 70 onde a fragilizarão dos movimentos sociais, iniciação dos movimentos sindicais, fundação do PT, somando-se isto a repressão. Imagina só o que começar o movimento negro no final dos 70.

Movimento negro sem tutela de sindicado, de partido, de ONGS (Organizações não Governamentais) financiadas com dinheiro ecumênico e do próprio estado, só liberado para quem dizia amém.

Neste contexto, é bom lembrar a frente negra pensada pelo Senador Abdias do Nascimento, em 1932, lembramos os momentos recentes patrocinados seguidores de Zumbi e Dandará.

Lélia Gonzalez (MG -1935 - 1994) propõe a luta das mulheres negras contra qualquer forma de discriminação e opressão.

Oliveira Silveira (RS- 1941/2009) propõe em 1978,, que 20 de Novembro sejamos o Dia da Consciência Negra a partir da fundação do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial (MNUCDR em 07.11.1978 em SP).


E tantos e tantas militantes negros que ao final da década de 70 retomaram diversas ações, é também neste contexto que em numa reunião realizado em Salvador no ICBA (Instituto Cultural Brasil Alemanha) se escreveu a Carta que deu origem ao Manifesto do MNUCDR lido em 07.11.1978 em SP na escadaria do teatro municipal.

Wilson Santos participante desta geração de negros e negras, que não se vendeu nem se venderá a partido ou sindicato, ou quem quer que seja. E o movimento negro pelo movimento negro é com bem disse o poeta Bertold Brecht
“Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons”;
Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda;
Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis.”.
A criação de comissão anti-racista: no sindicato, no partido PT, na CUT, nas pesquisas produzidas, a criação do Disque Racismo e diversas frentes de lutas encampadas por Wilson Santos. Revela a natureza e a qualidade da sua militância. Parabéns Doutor, professor, pesquisador, militante negro pelos Wilson Santos. Seus 30 anos de axé
Eu estive lá!

Nenhum comentário: