terça-feira, 25 de maio de 2010

I SEMINÁRIO AFRICANO-BRASILEIRO DO CURSO DE PEDAGOGIA/UNEB: discutindo ações afirmativas, legislação, relações étnico-raciais e educação. de 26 à 28/5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – PPGEDUC
PROGRAMA DE DESCOLONIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO - PRODESE
EXPERIÊNCIA, MEMÓRIA E TRAJETÓRIAS DE POPULAÇÕES NEGRAS
EDUCAÇÃO, DESIGUALDADE E DIVERSIDADE




I SEMINÁRIO AFRICANO-BRASILEIRO DO CURSO DE PEDAGOGIA/UNEB: discutindo ações afirmativas, legislação, relações étnico-raciais e educação.







Organização: Luciana Pita, Mariluce Vida, Raphael Vieira Filho
Apoio: Departamento de Educação – CAMPUS I / PPGEDUC



26.05 – QUARTA-FEIRA (VESPERTINO)



MINI-CURSO “AÇÕES AFIRMATIVAS E A INCLUSÃO DO NEGRO NOS ESPAÇOS DE PODER”
Ementa: o mini-curso pretende analisar os pressupostos ético-jurídicos das leis e das relações de poder institucional o qual estão inseridos a temática das relações étnicas raciais no país. Sem, no entanto, deixar de debater o contexto geopolítico de desenvolvimento para o Estado da Bahia e das atuais políticas públicas voltadas para a população negra abordando o conceito de racismo institucional e suas conseqüências.
MSC Augusto Sérgio São Bernardo
LOCAL: AUDITÓRIO JURANDIR OLIVEIRA – DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
HORÁRIO: 14 às 18 HS




27.05 – QUINTA-FEIRA (VESPERTINO)

CINEMA REFLEXIVO
LOCAL: AUDITÓRIO JURANDIR OLIVEIRA – DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
HORÁRIO: 14 as 18 HS

FILME: HOTEL RUANDA
SINOPSE/ FICHA TÉCNICA:
Elenco: Don Cheadle, Xolani Mali, Desmond Dube, Hakeem Kae-Kazim, Tony Kgoroge, Rosie Motene.
Direção: Terry George
Gênero: Drama
Distribuidora: Imagem Filmes
Estréia: 2004
Duração: 02 hs e 01 min

Em Ruanda, no ano de 1994, um conflito político levou à morte quase um milhão de ruandeses, no decorrer de apenas cem dias. O mundo fechou os olhos para Ruanda. Mas um homem abriu seus braços e coração e fez a diferença. Paul Rusesabagina (Don Cheadle) era gerente do Hotel Milles Collines, em Kigali, capital de Ruanda, quando o conflito começou. Munido apenas da sua coragem, ele protegeu quem chegava ao hotel, adultos e crianças, mas de 1.200 pessoas, assim como sua própria família. Com direção de Terry George (Mães em Luta), indicado a 3 Oscar, baseado em uma história real Hotel Ruanda conta a história de Paul para contar a história de Ruanda, como um alerta ao mundo

FILME: CAFUNDÓ
SINOPSE/FICHA TÉCNICA:
Elenco: Lázaro Ramos (Equilibrista na Praça da Sé / João de Camargo) Leona Cavalli (Ajudante do equilibrista / Rosário) Leandro Firmino da Hora (Cirino) Beto Guiz (Capataz da Feira de Muares) Ernani Moraes (Coronel Justino) Faus Gênero: DramaLançamento: 2006 (BrasilDuração: 101 min
João de Camargo (Lázaro Ramos) viveu nas senzalas em pleno século XIX. Após deixar de ser escravo ele fica deslumbrado com o mundo em transformação ao seu redor e desesperado para viver nele. O choque é tanto que faz com que João tenha alucinações, acreditando ser capaz de ver Deus. Misturando suas raízes negras com a glória da civilização judaico-cristã, João passa a acreditar que seja capaz de curar e realmente acaba curando. Ele torna-se então uma das lendas brasileiras, se popularizando como o Preto Velho.

DEBATE

28.05 – SEXTA-FEIRA (MATUTINO)


LOCAL: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
HORÁRIO: 8 ÀS 13:00


OFICINA LITERÁRIA
MSC Edivânia Barros
LOCAL: SALA 5
HORÁRIO: 08 às 12 HS


OFICINA DE LITERATURA DE CORDEL
Professor Sérgio Bahialista
LOCAL: SALA 4
HORÁRIO: 08 às 12 HS


Intervalo para Almoço
12:00 às 14:00




























28.05 – SEXTA-FEIRA (VESPERTINO)

MESA REDONDA TECENDO SABERES AFRICANOS NO BRASIL
LOCAL: AUDITÓRIO JURANDIR OLIVEIRA
HORÁRIO: 14 – 18 HS
COORDENADOR: Professor Dr Raphael Vieira Filho
· Cada conferencista terá 35 min para apresentação oral, podendo ser concedido mais 5 min; após exposição temática, haverá espaço de 1 hora para debates.

“A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA ALTERIDADE ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO”
Reflexão sobre os principais determinantes da rejeição às políticas de ação afirmativa por uma parcela da população negra. Observa-se que a representação social pode contribuir para tornar estranho e distante de si próprio a própria alteridade negra, que apresenta um profundo recalque e inferiorização. Assim, rejeitar as políticas de ação afirmativa e rejeitar essa representação imposta.
Palestrante: Professora Dra Ana Célia Silva/UNEB

“AÇÕES AFIRMATIVAS E PÓS GRADUAÇÃO: NOVAS PERSPECTIVAS PARA O CONHECIMENTO”
Análise sobre as Ações Afirmativas e Pós-Graduação, assim como a desigualdades Sociais na Educação e discriminação Racial no Acesso à Educação
Palestrante: Ms Romilson da Silva Sousa/UNEB

“QUEM DORME COM OS OLHOS DOS OUTROS, NÃO ACORDA A HORA QUE QUER”
Análise do aparato jurídico-político-institucional desenvolvido durante a formação social brasileira e as relações raciais assimétricas e desiguais. Crítica dos discursos jurídicos produzidos pelo Estado brasileiro como instrumentos de efetivação do racismo institucional. Identificação das possibilidades de apropriação/utilização dos instrumentos normativos e institucionais para o fortalecimento da luta anti-racista, desde a Constituição Federal de 1988.
Palestrante: Professor Dr Samuel Santana Vida – UFBA/UCSal

DEBATE



18:30 LANÇAMENTO DO LIVRO
Os Negros em Jacobina (Bahia) no século XIX
Raphael Rodrigues Vieira Filho
Ed. AnnaBlume

18:30 às 20 HS Cocktail e Momento Musical
“No Encanto do Reggae” com Sidney Rocha e Convidados / Carlos Átila e Banda

Nenhum comentário: