segunda-feira, 10 de maio de 2010

Relatório da Reunião do FEDERNE DIA 06.05.2010

RELATÓRIO do FEDERNE de 16/08/2009
(Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico Racial)

Reunião dos Fóruns do Nordeste





Ocorrida no dia 14/08/2009, às 19 hs, no Hotel Internacional Imirá, Natal-RN, a reunião envolveu representes dos nove estados do Nordeste para tirar uma posição sobre ações pontuadas dos fóruns estaduais.



Com quatro pontos de pauta:



I - Apresentação dos Estados sobre suas ações compondo a mesa um representante de cada estado.



RN – (não lembro nome da pessoa que falou por RN) - As reuniões ocorrem na lª quarta-feira de cada mês, participam COEPÌR, SEC, Gestores, público e convidados.



CE – (Drª Profª Zelma Madeira) – O Fórum tem crescido e se reúne na lª sexta-feira de cada mês no Instituto de formação Tecnológica, planejamento foi feito em 14/07 e o Regimento Interno.



MA –(Profa Ilma) Cordenação membro do CADARA, o fórum deu retomada em março e realiza reuniões segunda-feira. Participam da reunião: CEE, SEMEC, CONIR.



PI – (Profª Fátima Solano) – O Fórum se reúne na 2ª terça feira de cada mês, está no projeto do Fórum fazer um curso de história da áfrica para professores. Passa pela faze de tentativa de institucionalização.



AL - (Profª IRANI) – Fórum criado em 2005, tem RI, reunião mensal IES, UFAL, CMA, CEL, sindicato de professores, reuniões na 2ª quinta-feira de cada mês. Realização de seminário com o MEC em 23/08/2009



PE - (Profª Marta Almeida) - O Fórum de Pernambuco, retomou as atividades em novembro e ainda passa por período de reorganização.



SE – (Profª Sônia) – Questão interessante, formou depois da ruenião com a Sociedade Civil , UNCDIQUE, CENARABE, o lançamento estadual 28/08 do FORUM-SE, o fórum conta com 75 entidades o endereço forumeducacaosergipe@yahoo.com.br, não conseguiu acompanhar as diversas ações do estado e formação de professores.



VIÇOSA – AL (Profª Arísia) – Ações do Fórum de Viçosa conteúdos relacionados a lei 10.639/03, construção de matrizes, 4° encontro Ecunicidade Brasil , agrega conhecimento e valores para catalogar o material para publicação



PB – (Profº Waldeci) – O Fórum começou a funcionar em 2007, está bem organizado composto principalmente por Professores do Ensino Superior bem como da sociedade civil organizada. Se reúne periodicamente e busca no momento da institucionalização.





BA – (Profº Ademário) – O Fórum se reúne geralmente em uma sexta-feira por mês e passa por uma fase de diálogo com a SEC e a SEPROMI sobre o seu processo de institucionalização e sustentabilidade. Passa também por um período de readequação pois houve mundança de secretário de educação do estado.





II-

Não houve concordância, sobre a ida com 5.000 estudantes à Serra da Barriga – AL, no mês de novembro – Proposta rejeitada por 24 votos a 16.



III – Sustentabilidade



Plano de Ação Fórum Nordeste

Catálogo Nordeste - Memorial (objetivo: organização e divulgação)

Agenda (objetivo: arrecadação financeira)

Calendário

Blog (objetivo: divulgação)

Caderno ser solicitado ao MEC

Site



Foi tirada uma comissão política NE a fim de elaborar projetos para a sustentabilidade dos fóruns estaduais e conseqüente viabilização das ações. A referida comissão foi composta por uma representação de cada estado ficando assim constituída: AL (IRANI), PI (Fátima), CE (Bernardo) MA (Adonair), PB (Waldeci), VIÇOSA (Arísia), SE (Sônia), RN (Bete), PE (Marta) e BA (Ademario Sena).



IV – Reencontro



Dia 03 de outubro em Salvador – BA.



O Fórum da Bahia ficou responsável pela articulação do espaço para a realização da reunião bem como pela garantia da alimentação. Cada Fórum ficou responsável pela garantia das passagens de seu (s) respectivo (s) representante (s).



RELATORIODO FEDERNE PERLIMINAR DA REUN IÃO 07/05/10 ALAGOAS

A partir da pauta de Natal, fizemos uma recuperada nos pontos de sustentabilidade para o FEDERNE, com a presença de todos os estados do NE

Plano de Ação Fórum Nordeste

Catálogo Nordeste - Memorial (objetivo: organização e divulgação)

Agenda (objetivo: arrecadação financeira)

Calendário

Blog (objetivo: divulgação)

Caderno ser solicitado ao MEC

Site
AGENA -A construção da agenda impressa para ser enviado para Adonair(MA), contribuições com fotos com citação da fonte, e autorização para publicação devem ser enviadas até 30/07/2010.
BLOG - Ademário Sena ficou de fazer e socializar o acesso para postagem, lembrando que o Blog terá materias que versem sobre a lei 10.639/03 e educação etnico racial.
SITE - Millena Nascimento ficou de hospedar uma experiência no site do www.foquiba.com.br.
Caderno a ser solicitado ao MEC - não lembro qual foi a definição (por favor completem)
Aula pública em alagoas - 1ª semana de novembro. Sonia Oliveira (SE) irá encaminhar projeto sendo 100(cem) professores (os ewstados deverão passar dados necessário a confecção do projeto até a primeira semana de junho). Ceara e Maranhão informaram que não terão condições de ir.
Marcamos para hoje meio dia 10 minutos de reencontro.

Nenhum comentário: