terça-feira, 4 de agosto de 2009

saida do secretário de educação

04/08/2009 às 14:31 | ATUALIZADA às 14:47 | COMENTÁRIO (0)
Tirinha com xingamento derruba secretário de Educação do Estado
Vitor Rocha, do A TARDE

O governador Jaques Wagner decidiu afastar o secretário estadual de Educação, Adeum Sauer, que foi informado de sua demissão na noite de ontem. Ele deixa o posto em meio a uma polêmica envolvendo uma tirinha com frase de baixo calão publicada na revista “Viva!”, patrocinada pela secretaria e distribuída a professores da rede estadual de ensino.

Desde o início do governo, em 2007, Sauer resistiu a denúncias de favorecimento da esposa em contratação de serviços, a greves dos professores e a fortes críticas sobre a gestão da educação no Estado. Mas teria sido a tirinha contendo um xingamento de Chico Bento, e a reação do secretário perante a imprensa, o principal motivo de sua saída.

A publicação trazia o seguinte diálogo: “Meu pai tem 800 cabeças de gado. E o seu?”, pergunta um personagem, ao que Chico Bento responde: “Fala para ele enfiar tudo no c.”

Adeum Sauer havia declarado que nenhum aluno teria recebido a revista e que os professores eram “inteligentes o suficiente“ para entender que foi um erro. “Não tem consequência nenhuma“, havia dito. Dez mil exemplares circularam com o xingamento e o restante recebeu um carimbo sobre o tirinha.

Sauer confirmou sua saída mas preferiu não revelar os motivos. “Isso cabe ao governador, é uma decisão dele“. Wagner retorna de Vitória da Conquista e, segundo o secretário de Comunicação do governo, Robinson Almeida, ele deve se manifestar sobre o assunto quando chegar. “Mas não creio que tenha nenhuma ligação com a tirinha. São coisas estruturais da gestão da educação“, disse Almeida.

Um comentário:

SOLIDARIEDADE A LUTA DA EQUIPE DE APOIO AO ALUNO SURDO NO COLEGIO RUY BARBOSA disse...

Foi muito tarde! o conjunto de práticas que se desenvolveram ao longo desta gestão deixaram a desejar, na verdade, esta coisa da tirinha, chega como resultado da série de inapetências alí instaladas. As relações do órgão com professores e funcionários, o pior possível! Não estou aqui dizendo que este governo fosse em quatro anos sacudir a Bahia! em absoluto, contudo, criar um mecanismo capaz de acompanhar os procedimentos administrativos de apoio, era o suficiente para dar uma idéia de que um novo governo existia.
No entanto, o que assistimos foi o desencadeamento do assédio moral, onde os funcionários,principalmente, das empresas terceirizadas eram alvos fáceis; na verdade, o primeiro ano de governo foi com greve e o secretário foi de uma falta de habilidade política estarrecedora para lidar com a situação, e o prejuízo ficou para as famílias que tem filhos matriculados nestas escolas! Por outro lado, o desfile de vaidades nos corredores e departamentos da sec enojava e enoja a quem procura este setor - colocaram um tal Remi e um Sodré que pelo amor de Deus ou de qualquer outra coisa que queiram amar!!! só se houve falar em destrato feito por estes dois... O processo das eleições nas escolas foi outra aberração que a direção da sec demonstrou imaturidade política: ao deixar uma "brecha" no regulamento afirmando que a escola que não atingisse o quorum em um dos segmentos poderia haver indicação, abriu as portas do clientelismo e das campanhas contra as eleições; afinal, muitos diretores que foram empossados, sentaram no prego enferrujado e fizeram o possível para que não houvesse eleições - com isto, poderiam ser reconduzidos ao cargo através de uma "esperteza política", o apadrinhamento que o conduzira para lá, já no Governo Wagner.
As escolas passaram este segundo ano do Governo com esta convivência de campanha conservadora! Nada foi desenvolvido!!! As contas das escolas é outra imensa interrogação; e quando se comenta alguma coisa, vem logo o discurso: "hoje existe o PORTAL DA TRANSPARENCIA! Conversa... lá no portal da transparência, se ele realmente for real, existem verdadeiras provas de desrespeito e falta de compromisso para com a verba pública; não precisa ser um ou uma especialista em contabilidade pública para perceber que a coisa tem andado fora dos trilhos há muito! É um acinte a nossa capacidade de reflexão... Por mais hilário que possa parecer, as contas estão lá e nenhuma providência até então foi adotada para que estas escolas que se perderam diante das contas respondam publicamente! E neste emaranhado, nesta barafunda administrativa que no inicio deste ano o secretário lança aquilo que deveria ter sido feito logo no inicio do processo eleitoral nas escolas, evitando a construção de desgastes significativos; pois, teve diretor que para assumir teve que ameaçar o outro ou a outra deposta de que iria chamar a polícia!
É assim que começamos este terceiro ano do governo Wagner nas escolas; a maioria com os cofres arrebentados, contas com saldos negativos! É possível que o portal omita alguma informação; mas, sinceramente, o Colégio Estadual Ruy Barbosa e o Colégio Estadual Alípio Franca, por exemplo: se você olhar as contas, irá levar um susto! E isto é aqui em Salvador... Citei estas duas e poderia citar outras! Que conforme o portal da transparência, as contas estão deixando a desejar! Não olhei as contas dos novos gestores!!! Aí vem a pergunta, sem verbas nas escolas, com os funcionários terceirizados sem receber salários e caminhando pelos corredores das escolas com um fardão discriminatório, que circunstâncias este governo construiu ou tem procurado construir para favorecer a implantação das leis 10639 e 11645? A resposta é obvia: nenhuma! Não basta fazer cartilhas e dar cursos para professores e as escolas entregues a pura sorte... Parece hilário; mas só a turma da Mônica para por um basta!!!