segunda-feira, 22 de março de 2010

Racismo, comunicação e educação - palestra de Cláudia Santos

NOTÍCIA
20/03/2010 - 14:01:19
Racismo, comunicação e educação - palestra de Cláudia Santos


A Princesa e o Sapo – Um Conto de Fadas sobre Comunicação, Educação e Racismo*



Por Cláudia Santos**



Geralmente quando se menciona o conto de fadas em que a princesa beija o sapo, relembramos as lições de moral dessa literatura. No caso desse conto, que surgiu escrito pela primeira vez 1810, em anotações dos Irmãos Grimm, vem a perspectiva de ensinar que é preciso cumprir as promessas ainda que a jura seja feita a um sapo.



Prometeu receber o sapo em sua casa e deixar que ele coma com você no seu prato uma sopa quentinha em troca da ajuda para resgatar sua bola de ouro do fundo do lago? Por mais asqueroso tudo possa parecer, nada de fugir e bater a porta. Cumpra a promessa. Mostre que sua palavra tem valor. Assim fez a princesa obediente a orientação do rei-pai. Essa é a moral que a narrativa compilada da tradição oral pelos Irmãos Grimm quer nos comunicar.



Nessa mesma versão dos Grimm a jovem princesa chega ao limite ao ver o sapo se preparando para dormir em sua cama real. Numa reação bem violenta, a moça atira o sapo contra uma parede. É a mistura da inusitada demonstração de ferocidade seguida do choque contra o muro que faz tudo mudar: quebra o feitiço do príncipe e liberta a princesa da jura. Tudo vira um lindo e rico casamento, onde os dois nobres serão felizes para sempre.



Eu imagino que vocês já ouviram essa versão. Talvez as que são professoras também já tenham escutado e possivelmente contam a história desse jeito. Talvez prefiram aquela versão ligeiramente diferente em que a princesa, cheia de virtudes, beija o sapo e ele logo se torna um galante príncipe.



Peço a vocês perdão pela repetição de uma narrativa que vocês já conhecem. Mas isso será útil caso você se arrisque a assistir com ou sem crianças, a título de divertimento, ao mais recente lançamento dos Estúdios Disney. Será útil também se você for educadora daquelas que por força do exercício profissional pensa em levar “A Princesa e O Sapo” para a escola como uma novidade nesse início de ano letivo imaginando que exibir o filme é uma forma de colaborar para uma educação antirracista. Vale também para as que organizam cineclubes. Tem validade ainda para quem é ativista e busca animações, documentários e vídeos pra motivar discussões sobre raça e gênero.



Digo isso por que esses foram os motivos que me levaram ao cinema para assistir a esse filme. Acompanhei, desde ano passado, a publicidade em torno de “A Princesa e O Sapo”. Sonhei que com essa animação, baseada no conto dos Irmãos Grimm, teríamos aquilo que muitos de nós, militantes de movimentos negros, chamamos de “direito à normalidade”. Isso é algo que podemos ver no seriado norte-americano “My Wife and Kids”, no Brasil rebatizado de “Eu, a patroa e as crianças”. A série é um exemplo do gênero sitcom, a abreviatura da expressão em inglês situation comedy ou comédia de costumes em português.



Como muitas das pessoas que conheço e assistem ao seriado, sou fã do belo Damon Wayans, ator que interpreta Michael Richard Kyle, personagem que na série é casado com Janet Marie, interpretada por Tisha Campbell Martin. Conheço outras pessoas que assistem ao seriado por este ser um raro exemplo em que é facil se identificar com o humor estrangeiro. Sempre que vejo o seriado penso que as experiências do casal e seus filhos são uma éspecie de “direito à normalidade”. Os personagens têm consciência racial, refletem sobre isso, se posicionam a partir desse lugar em que a negritude importa como experiência, mas a série é antes de tudo comédia. Uma comédia em que ser negro é normal.



Há, entre os que discutem comigo esse “direito à normalidade”, alguns a dizer que a família do seriado “Eu, a patroa e as crianças” tem dinheiro e esse elemento é que garante o direito à normalidade. Sigo no debate discordando por que esse direito também está presente em outros seriados, já fora do ar nos EUA mas com uma audiência regular no Brasil, a exemplo de “Todo mundo odeia Chris” e nesse caso a família é bastante pobre.



“A princesa e o sapo” dos Estúdios Disney nem nos permite debater sobre o nosso “direito à normalidade”. O modo como a narrativa está estruturada nos rouba essa chance já de início. Não entramos na narrativa dos Irmãos Grimm em 1810, naquela época ainda estávamos ocupados em provar nossa humanidade, em consolidar nossa entrada na sociedade. Em 2010, 200 anos depois, já provamos nossa humanidade, mas ainda temos muito que resistir, brigar por uma forma de representação que não nos menospreze.


para ler a materia completa acesse: http://irohin. org.br/onl/ new.php?sec= news&id=7951


Cláudia Santos
************ ********* *****
klaudiasantos8@ yahoo.com
************ ********* *****
JORNAL IROHIN
www.irohin.org. br
assine! é gratuito!
fortaleça a imprensa negra.

Nenhum comentário: